Na primeira aula discutimos assuntos relacionados aos pré-conceitos que os indivíduos alimentam em relação ao ensino superior , como anda a educação superior e o modelo pedagógico novo da UFSB.
discutimos como ainda hoje, existe um forte preconceito em relação ao ensino superior, fruto da falta de informação e conhecimento da comunidade em geral. Para tanto, trabalhamos autores como Gonzáles e Wanderley. Á seguir os 7 preconceitos mais comuns citados por ambos:
1. A educação superior deve ser para uma elite e não para as minorias;
2. A educação superior diminui a qualidade conforme se divide com um maior número de gente;
3. Só uma proporção mínima é apta para a educação superior;
4. Para a educação superior se devem selecionar os mais aptos;
5. Não se deve proporcionar educação superior além das possibilidades de emprego;
6. O Estado já está gastando demasiado em educação superior. A educação superior não deve ser gratuita ou semigratuita;
7. Não se deve querer que todos sejam profissionais. Seria horrível um mundo onde não houvesse operários. (Gonzáles apud Wanderley, 1984 , p. 6 )
Após esse momento, visualizamos e discutimos sobre alguns gráficos que demonstravam como encontra-se o número de vagas ofertadas pelas universidades, quantas matriculas estão sendo realizadas, os maiores cursos de graduação do Brasil, quais regiões possuem mais universidades, quanto de verba é disponibilizado para tais universidades e outros assuntos.
No fim, abordamos como o modelo educacional da UFSB e de outras universidades como UFRB, UFBA, UFABC,UFRN, UFOPA,UNESP, UFJF e etc. serve de apoio para a construção de uma nova universidade, pautada na conexão entre a comunidade e o meio acadêmico, na pluralidade de conhecimentos e na humanização do profissional.
Nossa aula agregou bastante conhecimento aos estudantes da turma, servindo como forma de aproximar aqueles que ainda estão se adaptando ao modelo da UFSB, bem como tornar claro os objetivos propostos pela universidade.