sexta-feira, 20 de julho de 2018

3ª e 4ªAula ( Tribunal da universidade: what’s up?),"A linha do tempo das Universidades"

De Maneira a entender melhor como ocorreu e surgimento das universidades no mundo foram abordados alguns aspectos históricos para a sua formação ,para isso foi criado em sala de aula uma especie de tribunal para discutirmos as fases de transformação politica, social e religiosa das universidades no mundo , Foram divididos os grupos para a próxima aula: Tribunal da universidade: what’s up?

Primeiro Bloco:
Precursores: Jonatas/Manuella
Escolástica: Maria Fernanda/Nandini/Norian
Clássicas: Gabriel/José Roberto/Luiza Carolina

Segundo Bloco:
Vocacional: Lissa/Luisa Oliveira/Mariana/Letícia
Pesquisa: Jessica/Larissa/Lidhane/Lucas Leone
Social: Isadhora/Laiane/Naiara

Júri: Georgia/Jhonny/John/José Célio/Josue/Julia/Lucivania/Luiz Paulo/Maria Elisa/Nakayana/Pedro Henrique/Ricardo/Thalline/Yasmin

Imprensa: Kajaby/Marcelin/Romualdo

Vídeo-aula com prof. Naomar de Almeida Filho, Reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), sobre a História da Universidade no Mundo e no Brasil, 2014, 39 min.

quinta-feira, 19 de julho de 2018

5ªAula "As missões da universidade"

Nessa aula discutimos sobre as missões que a universidade possui, tendo como base o livro do professor e ex-reitor da UFSB Naomar de Almeida em conjunto com Fernando Santos, chamado " A quarta missão da Universidade". 


Discutimos à respeito dos problemas de implantação e expansão da UFSB. Foi abordado em discussão a dificuldade de fixação de docentes, a cobertura regional limitada e a falta de divulgação do modelo da instituição para a comunidade em geral. 

A divulgação da universidade foi abordada como missão para os alunos para que a comunidade esteja cada vez mais próxima e ciente das atividades realizadas na UFSB, quanto a sua forma de ingresso, o modelo e o sistema de ensino.


Tomando como base a idéia de alguns autores  que influenciaram a educação no Brasil, como Paulo Freire, Anísio Teixeira, Milton Santos, Pierri Levy, Boaventura Santos e Alain Coulon. Tais autores são fundamentais para entendermos o modelo inovador da UFSB, pois apontam e concordam justamente com o modelo proposto de "pluriversidade". 

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     Paulo Freire                         Milton Santos                           Pierri Levy

Por fim, discutimos à respeito de uma curiosidade interessante da nossa universidade: o seu símbolo. É formado pela junção de uma flor de cacau (fruto que deu fama mundial a região do sul da Bahia) e a flor do Pau Brasil (árvore importante para a economia do Brasil colônia), como podemos ver à seguir: 
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Símbolo da UFSB                        Flor do Cacau                                Flor do Pau Brasil



terça-feira, 17 de julho de 2018

Aulas 06 e 07 - O Projeto Político Pedagógico da UFSB (09/07/2018 - 09/07/2018) / Contribuições de Paulo Freire ao ensino superior (16/07/2018 - 16/07/2018)


Nessa aula tivemos uma breve discussão do Projeto Pedagógico da UFSB, por meio de seu Plano Orientador. Foram abordados aspectos do livro Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire  fundamentada na ética, no respeito à dignidade e à própria autonomia do educando, detalhando, de forma brilhante, vários saberes necessários à prática educativa. Finalmente, o autor termina sua obra enfatizando o papel fundamental do professor em relação ao aluno. Tão importante quanto ensinar os conteúdos programáticos é dar testemunho ético ao ensiná-los. A prática educativa envolve afeto, emoção, capacidade científica, domínio técnico a serviço da mudança e da construção real da cidadania.A Pedagogia da Autonomia está fundamentalmente alicerçada na ética, no respeito à dignidade e a própria autonomia do educando desde o ensino fundamental até o ensino superior.

  

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Aula 08 - Contribuições de Anísio Teixeira à educação superior. (23/07/2018 - 23/07/2018)

Na aula foi feito uma roda de conversa a respeito do documentário "Educadores Brasileiros: Anísio Teixeira" e o livro "Uma perspectiva do ensino superior no Brasil". Para ele, a reforma do ensino superior teria que vir de dentro, por meio da mudança de mentalidade de alunos e professores. Defendendo a liberdade como princípio básico a reger a convivência entre alunos e professores, entre ensino e pesquisa no interior da universidade, Anísio acrescentou, ainda, que a defesa ardorosa da autonomia universitária não se efetivaria jamais enquanto concessão do Estado, mas sim como decorrência do livre exercício das funções da universidade, constituindo um modelo de cultura e prática democráticas. O ensino público universal e gratuito é entendido por ele como condição essencial para a democracia que seria o regime em que “cada ser humano conta como uma pessoa”. A colocação da educação e da cultura na agenda política nacional deve-se a seu esforço pessoal e é sua obra que fundamenta, a partir de 1924, a luta pela universalização de nosso ensino público laico e gratuito
         



domingo, 15 de julho de 2018

Aula 09 - Contribuições de Boaventura: Universidade e Pluriversidade (30/07/2018 - 30/07/2018)


Boaventura de Sousa Santos fala sobre o futuro das Universidades, e que em algum momento elas precisarão se reinventar,Boaventura trás consigo o conceito de "Pluriversidade" no qual em algum momento a Universidade vai precisar se encaixar, ou seja, inserir fatores culturais, sociais e de conhecimentos tentando se adequar para oferecer uma melhor educação e cita o epistemicídio que é em sua essência, a destruição de conhecimentos, de saberes, e de culturas não assimiladas pela cultura branca/ocidental. É um subproduto do colonialismo instaurado pelo avanço imperialista europeu sobre os povos da Ásia, da África e das Américas. 

Boaventura de Sousa Santos



Fórum da Educação Popular - Encontro da Educação Popular Universidades:
Experiências e Desafios

Aula 10 - Pierre Levy e Alain Coulon: inteligência coletiva e vida de estudante (06/08/2018 - 06/08/2018)

Na aula do dia 06 de Agosto de 2018, foi visto sobre os pensadores Alain Coulon e Pierre Lévy, conforme foi visto no decorrer do quadrimes...