Uma analise sobre a estrutura e desenvolvimento histórico das Universidades no mundo ocidental e no Brasil, em seus vínculos com o Estado, com as sociedades, a cultura e os indivíduos .
UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia
Prof. Rafael Henrique de Freitas Noronha
Diário de bordo criado pelo Aluno : Romualdo Barros ABI - LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES/IHAC-JA - ITABUNA - LICENCIATURA - N
Nível: GRADUAÇÃO
sábado, 14 de julho de 2018
Aula 10 - Pierre Levy e Alain Coulon: inteligência coletiva e vida de estudante (06/08/2018 - 06/08/2018)
Na aula do
dia 06 de Agosto de 2018, foi visto sobre os pensadores Alain Coulon e Pierre
Lévy, conforme foi visto no decorrer do quadrimestre dando ênfase em diversos
pensadores que fazem parte de importantes legados e no qual trouxe também uma
grande contribuição para o modelo da UFSB, como fonte de um novo conceito de
Universidade. Hoje se encerra com esses dois grandes pensadores o componente
curricular no qual agregou muito conhecimento, e mais interação entre os
modelos universitários existentes.Foi apresentado o modelo universitário de
Coulon na França e como funcionava a educação comparada com a Brasileira, Alain
ele trás consigo o caráter inovador de sua linha de investigação, que foi
inspirada nas formulações de Garfinkel e Cicourel, que permitiu um conjunto de
pesquisas sobre os estudantes universitários em momento de transformação do
ensino superior francês. Ademais, a pesquisa que Alain fez foi realizada na
Universidade de Paris 8, e foi também responsável pelos estudos na
etnometodologia aplicados a educação na sociologia francesa.Para Coulon a vida
universitária tem que ser baseada no “Oficio de estudante” que é o tempo
estranhamento (mostra o primeiro momento de entrada dos ingressantes na
universidade, tendo o sentimento de felicidade de ter ingressado e pelo
estranhamento provocado pela necessidade de compreender regras e normas
institucionais desse novo mundo), o tempo de aprendizagem (os modos como os
estudantes lidam com as normas e regras que regem a vida universitária e
aprendendo o ofício de estudante, o trabalho intelectual que os levará a se
tornarem componentes efetivos da comunidade acadêmica) e o tempo de afiliação
(as novas aprendizagens, das relações com colegas, docentes, à cidade, às
normas acadêmicas, as burocracias da universidade, às distintas formas de
avaliação apresentadas pelos docentes e aos novos conceitos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário